Escolha uma Página

Se você já é um corredor experiente ou está iniciando agora no esporte, provavelmente já se perguntou: Devo acompanhar meus treinos de corrida por tempo ou quilometragem? Uma maneira é melhor que a outra? Antes de já ir iniciando o seu relógio GPS ou seu aplicativo de corrida, mergulhe na nossa discussão sobre os prós e os contras de cada abordagem.

Correr Por Distância

Prós

Quando você monitora seus treinamentos por milhas ou quilômetros, sabe que estará pronto para percorrer a distância da corrida.

Por exemplo, se você está treinando para uma maratona e completa uma corrida de 34 quilômetros, terá mais confiança no dia da corrida do que se simplesmente corresse por 3 horas.

Contras

Uma das desvantagens da corrida à distância é que isso pode causar pressão sobre si mesmo.

Por exemplo, se você estiver correndo em um dia muito quente ou em um terreno desnivelado. Treinar por distância ou quilometragem poderá gerar um desgaste no seu corpo de forma desnecessária. Talvez em uma situação como essa, seja melhor fazer um treino por tempo, de 30 minutos.

Correr Por Tempo

Prós

Por outro lado, quando você corre pelo tempo, sabe exatamente quanto tempo a corrida ou o treino durará. Você pode planejar o resto do seu dia com confiança, sabendo que será concluído em X minutos. Fica mais fácil adaptar os treinos a sua rotina.

Ao correr por tempo, também não há incentivo real para ir mais rápido. Isso é muito importante para aquelas pessoas (como eu) que têm a tendência de acelerar nos treinos para finalizar mais rápido.

Contras

Se você correr apenas pelo tempo, é possível que não esteja preparado para uma corrida de longa distância como a maratona, especialmente se você for um corredor mais lento.

Encontrando Um Meio Termo

Como (quase tudo) muitas coisas na corrida, não há uma resposta exata sobre qual abordagem é melhor para todos.

Às vezes, os iniciantes preferem se concentrar na corrida pelo tempo, enquanto os maratonistas de elite preferem correr por distância.

Para a maioria dos corredores, uma combinação dos dois pode funcionar melhor.

Uma dica que funciona para mim, é a seguinte: Nos dias de treino fácil ou treino de recuperação, prefira executar um treino por tempo. Já nos dias de treino mais forte, intervalado ou longão, prefira uma corrida por distância.

Tamo junto?!