Muitos corredores não gostam de correr em subidas porque é mais difícil. Mas correr em inclinações oferece muitos benefícios para os corredores, por isso é importante incluí-los em seu treinamento.
Aqui estão algumas das maneiras pelas quais você pode se beneficiar da corrida em subidas:
Constrói Força
A inclinação da corrida, em uma colina ao ar livre ou em uma esteira, é uma forma de treinamento de resistência que cria músculos nas panturrilhas, quadris, tendões e glúteos.
A corrida em subida fortalece essas áreas mais do que em superfícies planas.
Você também fortalecerá os flexores do quadril e os tendões de Aquiles. Se você odeia fazer treinamento em circuito ou treinamento de força, as subidas são uma maneira inteligente de construir esses músculos através da corrida e não através do levantamento de pesos.
- Leia Também: Treinamento De Força Para Corredores
Aumento De Velocidade
Os músculos que você usa para correr em inclinações são os mesmos usados para correr em terreno plano. Portanto, a força que você constrói nas inclinações ajudará a melhorar sua velocidade geral de corrida.
As repetições de subidas são um excelente exercício para velocidade, força, confiança e resistência mental.
Um treino de montanha ou trilha (trail) também é uma ótima maneira de modificar sua rotina de correr em esteira.
Aumenta a Intensidade e a Queima De Calorias
Enquanto os corredores de terrenos planos podem aumentar a intensidade acelerando a velocidade, as subidas oferecem uma maneira de fazê-lo na mesma velocidade.
Você sentirá sua freqüência cardíaca, respiração e provavelmente sua transpiração subirem quando começar a subir.
Um benefício adicional ao aumentar a intensidade é que você também queima mais calorias subindo ladeiras. O número real de calorias adicionais dependerá do grau de inclinação e de alguns outros fatores, mas você pode aumentar o seu potencial de queima de gordura adicionando subidas a sua rotina de exercícios.
Quebrar o Tédio
Embora alguns corredores digam que não gostam de treinar em subidas (nisso eu me incluo), é mais comum ouvir que eles se cansam de correr em um percurso completamente plano.
Se você está acostumado a correr nas mesmas rotas planas, adicionar subidas e descidas à sua rotina pode ajudar a evitar o esgotamento mental e físico do tédio.
Seu corpo se acostuma a correr em estradas planas. As inclinações proporcionam uma distração bem-vinda enquanto levam você a novos ganhos de condicionamento físico.
Chegar ao final daquela ladeira, ou trilha é um pequeno triunfo e ajuda a aumentar sua confiança no meio do treino.
Reduzir Lesões
Ao fortalecer os músculos das pernas durante a corrida em ladeiras, você pode reduzir o risco de sofrer lesões relacionadas à corrida. Você terá treinado seus músculos para executar em diferentes níveis de inclinação.
Correr subindo obriga você a envolver os músculos dos glúteos e isquiotibiais na parte de trás das pernas. Correr ladeira abaixo requer estabilidade através da articulação do joelho, que envolve os músculos lateral e medial do quadríceps.
Então, quando esses músculos são desafiados em corridas futuras (ou durante outros eventos atléticos), eles estarão mais prontos para enfrentar a nova barreira física.
Auxilia Nas Corridas
Quanto mais você corre em subidas, menos intimidadoras elas parecerão quando você as encontrar em uma pista de corrida.
Sua força e técnica aprimoradas nas inclinações lhe darão um impulso de confiança quando você estiver correndo. Você se sentirá muito mais preparado mentalmente para as subidas, sabendo que as praticou durante o treinamento.
Treinar em subidas para uma maratona ajudará você a melhorar seu tempo durante a prova, por exemplo.
Obviamente, correr em trilhas ou ladeiras não substitui o treinamento de força adequado. Mas não há nada como correr morro acima para lembrar que correr é um esporte que deve integrar músculos por todo o corpo, incluindo os abdominais, costas, ombros e muito mais.
Espero que essa postagem tenha feito sentido para você e que você aplique as subidas ou inclinações nos seus treinos!! Depois me conte, nos comentários, o que achou.. Tamo junto?!