Escolha uma Página

Por que exatamente a distância da maratona é de 42 quilômetros?
A resposta é uma história estranha que começa na Grécia antiga e termina na frente da Rainha Alexandra em 1908. Então, vamos em frente. . .

A inspiração para a maratona como um evento de corrida, remonta a um mito grego de 490 Antes de Cristo.

A Batalha De Maratona

Maratona é na verdade uma pequena cidade grega com cerca de 7.000 habitantes hoje. De volta à Grécia antiga, era o local da Batalha de Maratona.

Foi um grande choque entre os gregos e os persas invasores. Apesar dos persas superarem em número os gregos, os gregos venceram a batalha. Esta foi uma vitória crítica para eles, afastando os invasores.

O mito popular diz que quando os gregos venceram a batalha, eles enviaram um mensageiro, Pheidippides, a Atenas para dar as boas novas.

Pheidippides percorreu as 25 milhas inteiras (42 quilômetros) de Maratona a Atenas. Depois que ele anunciou ‘Vitória!’ Para os gregos que estavam aguardando, ele caiu em exaustão e morreu logo depois.

Várias fontes contestam a precisão desses eventos. Mas o mito foi popularizado e se tornou um dos contos duradouros e universalmente conhecidos da Grécia Antiga.

Tudo bem, a distância entre Maratona e Atenas é de cerca de 40 quilômetros, dependendo da rota que você tomar. Mas como chegamos a 26,2 milhas para a distância da maratona moderna? (ou 26.219 milhas se você for exigente).

Vamos avançar da Grécia Antiga para Atenas em 1896.

Jogos Olímpicos De 1896

Os primeiros jogos olímpicos modernos estavam sendo organizados, a serem realizados em Atenas, em 1896.

A intenção era sediar os melhores e mais fortes atletas do mundo em um evento global, inspirado nos concursos olímpicos da Grécia antiga, realizados 2000 anos antes.

Enquanto criava os vários eventos esportivos, um professor semântico francês chamado Michel Bréal propôs um evento de corrida que recriaria a jornada mítica de Pheidippides.

O comitê olímpico de planejamento adorou a ideia. Eles usaram a mesma rota que o mensageiro supostamente havia usado 2400 anos antes, e decidiram nomear o evento com o nome da cidade onde tudo começou: Nasceu a Maratona.

A primeira maratona olímpica moderna foi um sucesso, o 1º lugar foi para Spyridon Louis, que completou os cerca de 40 quilômetros em 2 horas e 58 minutos e 50 segundos.

Os Jogos Olímpicos de Atenas de 1896 foram bem recebidos e se tornaram um grande evento, aparecendo a cada quatro anos em várias grandes cidades do mundo.

A maratona tornou-se um elemento das Olimpíadas, embora em cada evento a distância da maratona variasse ligeiramente, sempre pairando em torno da marca de 40 quilômetros.

Até as Olimpíadas de 1908, sediada em Londres, que a distância da maratona de 42 km foi introduzida e assim permanece até hoje.

Jogos Olímpicos De Londres Em 1908

Os organizadores planejaram originalmente uma rota de 42 quilômetros, do Castelo de Windsor até a entrada do Estádio da Cidade Branca.

No entanto, há rumores de que a rainha Alexandra pediu especificamente que a maratona começasse nos jardins do Castelo de Windsor para que os jovens da realeza pudessem assisti-la e terminasse em frente à caixa real no White City Stadium. Isso acrescentou 385 jardas, deixando o evento com as 26,2 milhas (42 quilômetros).

A primeira maratona de 42 km foi realizada no último dia das Olimpíadas de 1908 em Londres e viu alguma controvérsia na linha de chegada.

Dorando Pietri, da Itália, entrou no estádio primeiro, mas estava claramente exausto, ele desabou várias vezes e correu na direção errada.

Dorando teve que ser ajudado por dois médicos e cruzou com sucesso a linha de chegada primeiro.

No entanto, vários outros competidores se queixaram de que ele havia sido apoiado injustamente, então o primeiro lugar acabou sendo o americano Johnny Hayes, que estabeleceu um novo recorde olímpico com 2 horas, 55 minutos e 18,4 segundos.

Mais tarde, o comitê olímpico decidiu que 26,2 milhas deveriam ser a distância padrão da maratona para todos os eventos futuros.

A vitória de Johnny Hayes levou a uma conscientização pública muito maior das maratonas. A ‘Maratona Mania’ do século 20.

Agora, maratonas são realizadas em todos os lugares, desde as Ilhas Falkland até a Grande Muralha da China. Milhões de pessoas comuns agora aceitam o desafio de 26,2 milhas, inspirado no mensageiro grego.