Escolha uma Página

A palavra “Fartlek” é um termo sueco que significa speed game, ou “jogo rápido”. É um método de treinamento que combina treinamento contínuo (resistência) com treinamento intervalado (velocidade).

Os treinos Fartlek desafiam o corpo a se adaptar a várias velocidades, condicionando você a se tornar mais rápido em distâncias maiores.

O conceito do Fartlek envolve variar o seu ritmo durante a corrida, alternando entre momentos de alta velocidade e momentos mais lentos.

Diferentemente do treinamento intervalado tradicional que usa segmentos específicos de tempo ou medida, os “fartleks” são mais desestruturados. Os momentos de alta velocidade e os momentos mais lentos baseiam-se na sensação do corpo.

Abaixo segue um vídeo que fiz para meu canal do Youtube falando tudo o que você precisa saber sobre o Fartlek:

Bom Saber

O objetivo da metodologia de treinamento Fartlek é “jogar” com a velocidade de maneira natural. O monitoramento da frequência cardíaca e do tempo é secundário, muitos corredores acham isso mais motivador.

Diferentemente dos intervalados, nos quais você para ou caminha para a recuperação, no Fartlek você fica em execução contínua. A corrida com Fartlek envolve variar o ritmo durante o treino.

Maneiras Diferentes De Executar o Fartlek

O Fartlek pode ser estruturado, embora o clássico Fartlek seja baseado na sensação e na inspiração. Os treinos Fartlek são versáteis.

  • Tradicional: O Fartlek tradicional é executado na rua, usando pontos de referência disponíveis como guias. Use postes ou blocos de lâmpadas como distâncias para os momentos lentos, médios e rápidos. Se você é do tipo analítico, leve o fartlek para uma pista de corrida e use as distâncias definidas.
  • Esteira: Na esteira o Fartlek pode ser feito durante o intervalo de um programa que estiver passando, por exemplo. Você mantém um ritmo mediano durante o bloco do programa e no intervalo você acelera até o início do próximo bloco.
  • Música: Você pode fazer o Fartlek enquanto corre e utilizar a música que está escutando como referência. Por exemplo, durante o refrão da música você faz um período de alta velocidade e depois reduz a velocidade durante o verso daquela música.

A ideia aqui é literalmente brincar durante o treino de corrida. Sua imaginação é quem vai criar a maneira que você vai executar o Fartlek.

Benefícios Do Fartlek

Físicos

Os benefícios físicos do Fartlek são inquestionáveis. Ele melhora muito a sua resistência e velocidade nas corridas.

Mentais

Além dos benefícios físicos, o fartlek também treina a mente, fortalecendo a força de vontade, sustentando e repetindo esforços quando você sentir vontade de parar.

Todos nós provavelmente já vivenciamos alguma situação de corrida em que a mente pode nos dominar, questionando se podemos manter o ritmo ou responder ao ataque de um “oponente”.

Quanto mais sessões de treinamento que fazemos incorporam essa variação de velocidade, mais resistentes nos tornamos em desistir mentalmente da corrida. O corpo geralmente pode ir muito mais tempo e mais rápido do que a mente acreditaria.

Técnicos

O Fartlek melhora suas táticas de corrida. Melhora a sua capacidade de colocar sprints nas corridas e ultrapassar um concorrente ou bater alguns segundos no seu tempo de chegada.

Motivacionais

A natureza não estruturada do Fartlek permite que você defina suas próprias metas com base em quanto ou como você quer se desafiar naquele dia.

Com o fartlek, você tende a ser mais “presente” em seu treinamento e menos propenso a cair em uma rotina ou ficar preso no mesmo nível de rotina / condicionamento físico.

A qualidade lúdica do Fartlek é um benefício psicológico que muitos atletas desfrutam, pode adicionar um novo elemento motivacional ao seu plano de treinamento.

Como fazer a corrida Fartlek

Dica Para Iniciantes Na Corrida

Muitos corredores, especialmente iniciantes, gostam de treinar Fartlek, pois envolve trabalho rápido, mas é mais flexível e não é tão exigente quanto o treinamento intervalado tradicional.

Outro benefício do treinamento fartlek é que ele não precisa ser feito em uma pista e pode ser feito em todos os tipos de terreno, como estradas, trilhas ou esteira.

O treinamento da Fartlek coloca um pouco de estresse extra no seu sistema, levando a velocidades mais altas e melhorando o seu limiar anaeróbico.

Os iniciantes precisam ter cuidado especial para não se esforçarem demais durante o Fartlek. Familiarize-se com seus limites gradualmente, para não ficar sobrecarregado (lesionado) e desmotivado.

Como Eu Faço o Fartlek

Antes de iniciar qualquer treino Fartlek, eu defino uma meta em termos de tempo ou distância, bem como um plano de como variar a velocidade ou a intensidade.

Após 10 minutos de corrida de aquecimento (ou 2km mais ou menos), eu escolho um ponto de referência, pode ser um poste de telefone, uma árvore, um prédio, um carro parado etc. e corro até ele em um ritmo mais rápido.

Depois de alcançá-lo, diminuo a velocidade e me recupero com o ritmo normal de corrida pelo tempo que eu precisar (não pare completamente), encontro um novo marco e aumento a velocidade novamente.

Gosto de deixar sempre os dois últimos km do meu treino Fartlek, para fazer uma corrida em um ritmo bem tranquilo, desacelerando até o final.

Lembre-se de que não há regras aqui.

Deixe um comentário abaixo, me conte se você já treinou Fartlek, o que achou do meu treino ou como você treina o Fartlek.

Tamo junto?!