Escolha uma Página

Você precisa de inspiração ou dicas práticas para começar a correr? Todos nós sofremos com a diminuição da motivação ou uma falta geral de interesse em algum momento.

A coisa mais fácil do mundo, é racionalizar situações para pular o treino de corrida e ficar no sofá. Em momentos como esse, é importante ter alguns objetivos em vigor.

Vejamos algumas técnicas (não quero usar a palavra “dicas”) e ações formadoras de hábito, que serão úteis para você nesse processo de Motivação para correr

Vamos começar com o meu primeiro conselho de corrida. . .

1 – Inscreva-se Em Uma Corrida

Você precisa dar o pontapé inicial no seu treinamento de corrida? Está difícil abandonar o Netflix de noite e ir treinar?

De longe, a maneira mais fácil de superar essa tendência de querer ficar em casa curtindo preguiça, é se inscrever para uma corrida.

Esse compromisso externo que você faz quando se inscreve para uma corrida é aquele que irá obrigá-lo a se preparar para essa corrida a tempo. Será o fator decisivo naquelas noites frias, quando é muito mais fácil ficar queto dentro de casa, ou quando você teve um dia cansativo de trabalho. Você vai precisar treinar, independendo do clima ou do seu humor.

É muito difícil sair de uma rotina que você já pratica há algum tempo, e é aí que é hora de misturar as coisas e dar a si mesmo um objetivo para o qual trabalhar. A melhor maneira de criar essa motivação interna é se inscrever para uma corrida hoje mesmo!

Leia Também: Como Treinar Para Correr

2 – Definir Metas Emocionantes …

Em seu livro, “A Mágica De Pensar Grande“, David Schwartz argumenta que ninguém se empolga com objetivos medíocres ou intermediários. É só quando você “atira na lua” e busca algo que se excitará para que as pessoas fiquem animadas – e, mais importante, aumentem sua própria motivação interna.

Em termos de execução, isso significa que você pode querer procurar algo que seja um novo desafio para você. Talvez você queira correr uma distância maior, ou tentar um diferente formato de corrida. Trails, eventos de equipes, triathlon. Há tantos formatos de corrida diferentes por aí, você não tem desculpa para repetir os mesmos 10km que sempre fez. Seja criativo e seja aventureiro ao definir suas metas.

3 – … Mas Seja Realista

O outro lado de “pensar grande” é, claro, ser realista quando você define suas metas. Há uma linha tênue entre se colocar dentro de seus limites físicos e se tornar excessivamente ambicioso. Se você morder mais do que pode mastigar quando escolher uma corrida, seu treinamento se tornará gradualmente mais frustrante se você não atingir seus objetivos, e sua motivação será prejudicada, deixando-o menos interessado em correr do que nunca!

Em outras palavras, seja realista e escolha um evento que você acha que poderia conseguir de forma realista, com um programa de treinamento dedicado.

Planeje com tempo suficiente sua preparação, tanto física quanto mental. Pelo menos seis meses é um bom período de tempo para melhorar sua forma física e incutir os bons hábitos que naturalmente farão parte da sua rotina enquanto se prepara para o seu evento.

4 – Escolha Um Evento Com Um Percurso Interessante

Outra dica para manter-se animado para o seu próximo evento é ter certeza de escolher uma prova interessante.

Muitas corridas agora levam você a partes do mundo em que o público turístico normalmente não vai, como a corrida nos Desertos da Namíbia, ou a corrida Run The Rann em Gujarat, na Índia, por exemplo.

Nos EUA e no Reino Unido, há uma grande variedade de corridas que abrangem as partes mais belas do campo e do litoral. No Brasil temos as mais diversas provas, por todos os estados do país, que cruzam as paisagens mais sensacionais. A lista é interminável, fique de olho e procure algo atraente…

5 – Use a Corrida Como Um Motivo Para Viajar

Muitos corredores utilizam isso como parte do seu estilo de vida. Eles conseguem usar uma corrida como uma boa desculpa para visitar algum lugar novo ou exótico.

A realização de um evento em um novo país oferece uma outra perspectiva, você provavelmente verá o país de um ângulo diferente do que se o visitasse em um feriado turístico, e você terá uma boa história e uma razão para interagir com os habitantes locais.

É mais fácil justificar um fim de semana prolongado em Nova York, ou uma semana no Caribe, digamos, se você estiver participando de uma corrida enquanto estiver por lá.

Use isso como uma desculpa para ver todos os lugares que você sempre viu no mapa, mas nunca teve uma razão boa o suficiente para visitar, até agora!

6 – Tenha Um Plano De Treinamento

OK, então você se inscreveu para o seu evento e seu entusiasmo está lá em cima. Agora é a hora de criar um cronograma de treinamento. Sente-se e pense sobre o que será necessário nos próximos meses em termos de comprometimento e elabore um plano de treinamento.

Canalize um pouco desse entusiasmo para o papel, e quando estiver com o Plano de Treinamento montado, basta segui-lo. Não haverão mais dúvidas se devo ou não ir treinar naquele dia frio, ou se devo ou não ficar largado no sofá depois daquele dia cansativo de trabalho.

7 – Conte Aos Seus Amigos Sobre o Evento

Há muita coisa escrita sobre, se é realmente uma boa ideia dizer às pessoas quando você estabelece uma nova meta.

No entanto, quando se trata de metas relacionadas à corrida e de trabalhar para concluir uma prova, dizer a todos e a qualquer pessoa que escute pode funcionar bem.

Tenha certeza de que as pessoas ao seu redor saibam que você está treinando para algo novo e ambicioso. Isso coloca uma pequena, mas esperançosamente não tão desconfortável, quantidade de pressão social sobre você para manter seu plano de treinamento e seguir adiante com o evento.

Postar no Instagram e Facebook são outras ferramentas que você pode usar para compartilhar sua meta com outras pessoas. Os amigos começarão a perguntar como foi seu treinamento no final de semana, ou comentarão sobre como você está em forma, tudo isso reaviva e motiva você a continuar na tarefa.

8 – Desenvolva Conscientemente Novos Hábitos

No best-seller “O Poder do Hábito“, Charles Duhigg explica como mudar seus hábitos influencia enormemente seu estilo de vida e bem-estar. Um objetivo externo, como um evento de corrida a seis meses de distância, fornece todas as razões pelas quais você precisa fazer pequenas, mas significativas, mudanças em seu estilo de vida, que podem ter efeitos compostos para o resto da sua vida.

Por exemplo, como parte de seu treinamento, você pode decidir fazer uma boa hora de exercício (corrida ou treinamento cruzado) todos os dias. Isso não só serve como excelente preparação para o seu evento, como também estabelece um novo hábito em seu estilo de vida que tem efeitos de longo alcance. A atividade física regular vai deixar você mais em forma, mais feliz (obrigado, endorfina) e talvez perder algum peso em excesso.

E o custo de uma hora de exercício é quase sempre positivo, em outras palavras, o que mais você teria feito nessa hora? Ficou mexendo no celular?

Assim, os hábitos que você estabelece quando treina para um grande evento podem continuar sendo realizados após o evento, tendo benefícios de longo alcance depois que você pegar sua medalha ao final da prova.

Então, o que você está esperando? Inscreva-se para um evento hoje mesmo!

Tamo junto!?