Escolha uma Página

Sua recuperação pós-maratona começa no minuto em que você cruzar a linha de chegada.

E quanto mais cedo você tomar medidas para minimizar dores e lesões, será melhor.

A boa notícia é que existem etapas práticas que você pode seguir imediatamente após a sua maratona para ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente.

Aqui estão as minhas principais dicas para a sua recuperação, nas horas e dias após a sua maratona!

Imediatamente Após a Maratona

Continue Andando

Se você conseguiu percorrer todo o caminho até a linha de chegada, isso é fantástico. Mas cuidado, o acúmulo de ácido lático devido a longa distância percorrida, pode endurecer as suas pernas assim que você parar.

Então, ande por uns bons 15 minutos ou mais depois de cruzar a linha de chegada.

Caminhe para pegar sua medalha, caminhe até a barraca de hambúrgueres ou a barraca de fisioterapia, não pare de se mexer tão rápido, ou será muito mais difícil se levantar novamente.

Beba e Coma

Continue a beber água quando terminar, suas pernas podem ter parado de correr, mas seus órgãos internos não.

E coma, de preferência algo bastante substancial e saudável. Ajuda a iniciar o processo de recuperação do seu corpo. Algo com alto teor de proteína é recomendado.

Eleve As Pernas e Alongue-se

Depois de fugir da rigidez, pegue um assento no chão e levante as pernas em uma cadeira ou parede, isso ajuda a drenar o excesso de líquido, impedindo que fiquem muito rígidas ou inchadas. Se puder, permaneça assim por vinte minutos e faça um alongamento suave. Você será grato por isso nos dias que sucederem, confie em mim!

Fisio e Massagem

Melhor do que se alongar é conseguir que outra pessoa faça isso por você. Da mesma forma, receber uma massagem nas pernas pode realmente ajudar a aliviar os músculos das pernas cansadas.

Algumas das maiores maratonas organizam massagistas pós-corrida. Se você conseguir um desses, vá em frente!

Cuide Das Bolhas

Agora é a hora de acabar com qualquer problema que você teve com os pés. Se as bolhas forem pequenas, geralmente você pode deixar que elas gradualmente desaparecerão por conta própria ao longo de alguns dias.

Se elas forem grandes, ou contêm sangue, você deve drená-las higienicamente. Limpe o pé inteiro primeiro, especialmente a área ao redor da bolha, em seguida, fure levemente com uma agulha esterilizada em três ou quatro pontos ao redor do perímetro. Deixe a bolha drenar e, em seguida, aplique alguns curativos.

Para a Piscina

Se você puder, chegar a uma piscina.

Elas são uma das melhores maneiras de se recuperar. Simplesmente caminhar pela parte rasa de uma piscina pode ser uma ótima maneira de tratar suas pernas depois de uma maratona, e fazer movimentos como o nado de peito pode aliviar os músculos e ajudar na recuperação.

Nos Dias Seguintes Após a Maratona

Nos dias seguintes à sua maratona, é importante ter um plano para que você se recupere fisicamente e mentalmente.

É necessário ter calma nos dias seguintes à sua maratona e permitir-se celebrar e ter essa pausa bem merecida.

Mas depois de alguns dias, vale a pena testar a sua musculatura com alguns exercícios leves, como natação, por exemplo, apenas para que seu corpo não pare completamente.

Depois de alguns dias, você pode introduzir algumas corridas fáceis, lentas e curtas no seu plano de recuperação. Estas vão soltar as pernas e realmente ajudar na recuperação.

Depressão Pós-Maratona

Nos dias seguintes à sua maratona de sucesso, não se surpreenda se você se sentir um pouco melancólico.

A razão é que você acabou de completar um grande desafio, uma tarefa que assumiu uma grande parte da sua vida, e agora, acredite ou não, você sente falta do senso de realização e do trabalho duro que obteve em todo o treinamento.

Agora acabou e você nunca mais poderá correr outra primeira maratona.

Tenha em mente que você provavelmente ficará fisicamente doente também, e não apenas com as pernas e os pés.

Correr uma maratona coloca uma tremenda pressão sobre o corpo, e nos próximos dias seu corpo estará trabalhando para curar os músculos cansados ​​a se regenerar.

Isso significa que seu sistema imunológico pode estar esgotado e você pode estar mais suscetível a vírus e infecções.

Use esse período para descansar, não faça nada fisicamente exigente e tente não se expor desnecessariamente a vírus ou locais insalubres. Durma bastante, coma uma guloseima que você ama e parabenize-se! Tamo junto?!