Escolha uma Página

Se você nunca teve uma assadura durante uma corrida ou passeio/treino de bicicleta, considere-se um sortudo. Um pequeno atrito pode parecer uma questão pequena, mas pode ser surpreendentemente doloroso e, se ignorado, pode se transformar em uma doença excruciante que vai atrapalhar seu conforto e desempenho.

As assaduras já me fizeram abandonar muitos treinamentos de corrida, por isso pesquisei bastante sobre o tema e tenho algumas coisas para compartilhar com você. Nesse artigo você vai encontrar:

  1. O que é atrito
  2. Dicas para evitar o atrito
  3. Onde ocorre o atrito e como evitá-lo
  4. Como tratar o atrito

1 – O Que é o Atrito?

O atrito é a irritação da pele causada por uma fricção, geralmente pele sobre pele ou roupas sobre a pele. Esta fricção eventualmente causará irritação suficiente para ferir a pele, resultando em erupções cutâneas, bolhas ou , como diz minha mãe, carne viva. A fricção severa pode ser extremamente dolorosa, dificultando o movimento.

O atrito pode acontecer com praticamente qualquer atividade que inclua movimentos repetitivos, mas é especialmente comum durante as corridas e pedaladas de longa distância. Alguns fatores que podem causar ou contribuir para o atrito incluem:

  • Vestuário mal ajustado
  • Tecidos que não absorvem a umidade
  • Clima quente
  • Umidade
  • Suor
  • Água dos esportes aquáticos
  • Pele sensível
  • Músculos grandes
  • Peso corporal extra

O primeiro sinal de que o atrito está ocorrendo é um ponto quente. Assim como com bolhas nos pés, a detecção precoce é importante. Logo que sentir um ponto quente em algum lugar, pare o que você está fazendo e confira a área. Se a área estiver um pouco vermelha e irritada, reserve um tempo para resolver a questão rapidamente.

2 – Como Evitar o Atrito

Você pode evitar mais atrito aplicando lubrificante e vestindo roupas esportivas adequadas.

Aplique lubrificante: Há uma série de produtos de tratamento para a pele no mercado que são projetados especificamente para lubrificar áreas de alto atrito em seu corpo para evitar assaduras. Certifique-se de seguir as instruções, mas, em geral, aplique o produto livremente em qualquer área que tenha fricção.

Diga não ao algodão: Roupas de algodão são ótimas para relaxar e usar todos os dias, mas assim que você suar, vai demorar muito tempo para secar e pode causar uma irritação dolorosa na sua pele quando ocorrer a fricção. Escolha tecidos sintéticos ou de lã.

O ajuste adequado é fundamental: Um sutiã não esportivo ou calcinhas apertadas demais podem entrar na pele. Bermudas largas e camisas podem gerar muito atrito no corpo. Certifique-se de que suas roupas não estão muito apertadas nem muito soltas.

Ir sem costura e sem etiqueta: Mesmo a roupa apropriada pode causar atrito quando as costuras e / ou as etiquetas roçam a sua pele. Escolha roupas que tenham poucas costuras e, se possível, zero etiquetas. Muitas vezes, a única maneira de descobrir se uma costura causará atrito é usar o item durante um treino, mas vale a pena prestar atenção à fricção ou irritação quando você está experimentando shorts ou uma camiseta na loja. Se algo já incomodar você na loja, então definitivamente vai te incomodar durante os treinos, também.

Avalie sua roupa íntima: Para corredores, shorts com cuecas embutidas podem ser uma bênção ou uma maldição. Alguns corredores acham que são apenas o que precisam para evitar atrito, enquanto outros preferem shorts sem cuecas internas para que possam escolher roupas íntimas separadas ou shorts de compressão. Os homens normalmente precisam do apoio de roupas íntimas, mas algumas mulheres preferem abandoná-las quando estão correndo ou malhando com calças justas. Os ciclistas, homens e mulheres, geralmente não usam roupas íntimas sob shorts de ciclismo com uma camurça embutida. Em geral, descobrir quais roupas de baixo funcionam para você é, geralmente, uma questão de tentativa e erro.

Proteja sua mochila: Os saltos e o deslocamento de uma mochila, colete ou cinto de segurança podem causar atrito em vários lugares, incluindo cintura, costas e ombros. Certifique-se de apertar bem as alças da sua mochila para limitar a quantidade de movimento enquanto você está correndo.

Hidrate-se: Quando você está desidratado, a concentração de sal no seu suor torna-se maior. O sal irrita a pele e pode levar ao atrito que causa fricção. Fique bem hidratado e você ajudará a evitar o atrito.

3 – Onde o Atrito Ocorre e as Dicas De Prevenção

Aqui estão os lugares mais prováveis ​​que você sentirá o atrito e maneiras de evitá-lo.

Coxas

Esfregar a pele sobre a pele ou esfregar a roupa contra a pele é comum na área da coxa.

Prevenção: Para evitar o atrito, aplique uma quantidade de lubrificante generosa na parte interna das coxas antes de correr. Sua roupa também pode ser a culpada. Evite correr com shorts ou calças que tenham costuras na parte interna da coxa. Escolha uma roupa esportiva elástica justa, em vez de shorts ou calças largas. Alguns corredores acham que os shorts de compressão resolvem o problema.

Virilha

Tal como acontece com o atrito das coxas, o atrito na região da virilha sensível geralmente é causado pela fricção da pele contra a pele, mas a roupa também pode ser um fator importante.

Prevenção: A aplicação liberal de um lubrificante para a pele no início de sua corrida, treino ou passeio de bicicleta é fundamental. Se você suspeitar que a roupa é a causa, experimente trocá-la. Aplicar lubrificante onde a costura toca a pele pode ajudar, mas você pode precisar usar shorts ou calças diferentes. Para correr e malhar, tente usar roupas elásticas que se ajustem bem, mas não muito apertadas. Para andar de bicicleta, experimente calções de bicicleta com uma camurça incorporada que irá afastar a umidade do corpo.

Mamilos

Um lugar comum para os homens sentirem atrito é nos mamilos. Para as mulheres, um sutiã esportivo adequado geralmente protege contra isso (no entanto, um sutiã esportivo pode causar atrito em outros lugares). O atrito do mamilo é causado pela repetida fricção da pele contra a camisa. Em casos graves, o atrito dos mamilos pode causar sangramento. Com uma fricção menos intensa, você sentirá uma dor significativa quando o suor entrar em contato com a pele irritada ou quando você estiver embaixo do chuveiro depois de um treino.

Prevenção: Aplique um lubrificante de pele nos mamilos antes de correr. Outra técnica comum é colocar bandagens sobre seus mamilos. Há bandagens projetadas especificamente para cobrir e proteger os mamilos, ou você pode tentar uma bandagem padrão, como o tipo que você usaria em um corte no seu dedo.

Sutiã Esportivo

Um sutiã esportivo que não se encaixa corretamente ou tem costuras mal colocadas pode causar atrito.

Prevenção: A melhor coisa que você pode fazer é usar um sutiã esportivo adequado.

Axilas

Fricção de pele com pele ou abrasão de uma camisa são duas causas de fricção nas axilas. Se você raspar suas axilas, você pode estar propenso a fricção causada por uma camisa esfregando contra o restolho do cabelo.

Prevenção: Aplique lubrificante para a pele nas axilas e certifique-se de usar uma camisa que se encaixe corretamente. Se você está sentindo uma fricção na área das axilas, olhe a camisa que está usando e veja se uma costura está causando o problema. Se assim for, tente uma camisa com uma confecção diferente.

Alça Do Monitor De Frequência Cardíaca

Às vezes, uma tira do monitor cardíaco pode causar atrito no peito e nas costas.

Prevenção: A solução mais fácil é aplicar o lubrificante da pele na própria cinta. Isso não vai danificar a alça. Elas são projetadas para resistir à umidade do suor e da chuva, então um pouco de lubrificante não será um problema.

4 – Como Lidar Com o Atrito

Se minhas dicas de prevenção das assaduras chegaram tarde demais, e você está lidando com uma pele muito irritada, aqui estão alguns conselhos e alternativas de tratamento:

Reduza a fricção: Encontre uma maneira de reduzir a fricção. Secar a área do problema e aplicar um lubrificante para o tratamento da pele e / ou trocar de roupa pode ajudar.

Tome um banho: Quando chegar em casa, lave a área afetada logo que possível após a sua atividade, para se livrar de resíduos de sal deixados em sua pele da transpiração. (Quando a água atinge o ponto irritado, provavelmente vai doer). Use água morna (a água quente será muito dolorosa) e sabão para limpar suavemente a área.

Reduza o desconforto: Trate o atrito como se fosse uma pequena queimadura ou assaduras. Para evitar mais fricção, tente cobrir vagamente a área com gaze antiaderente.

Faça uma pausa: Para dar tempo à área lesionada para curar, você pode precisar tirar alguns dias de folga da atividade que causou o atrito.

Consulte um médico: Para irritações graves que estão extremamente dolorosas, inchadas e / ou sangrentas, consulte o seu médico.

Tamo junto?!