Escolha uma Página

Independentemente de ser a sua primeira ou a sua 50ª corrida, nunca é demais passar pela lista de verificação abaixo e garantir que você não se esqueceu de nenhum ponto específico.

Note que eu quebrei as dicas em duas seções.

  1. Na primeira seção, estão as coisas que você deve fazer nas semanas que antecedem a sua corrida.
  2. Na segunda seção, estão as coisas que você precisa lembrar/fazer no dia da corrida.

Aqui está a minha lista de 12 coisas importantes para você lembrar antes da sua meia maratona.

Planejamento Para Corrida

1 – O Pace Deve Ser Seguido

Em um evento de longa distância, ter uma estratégia de Pace (ritmo) é fundamental para uma corrida bem-sucedida.

“Basta chegar lá e sair correndo” pode ocasionalmente funcionar, mas na maioria das vezes leva a desastres e até ferimentos.

Seja esperto e determine o ritmo que você fará a corrida, semanas antes de sua corrida real e, agora sim, basta chegar lá no dia e cumprir o que foi planejado.

2 – Um Plano De Treinamento é Essencial

Um bom plano de treinamento é essencial para o seu sucesso na meia maratona. Ele te oferecerá estrutura e rotina de treinos.

À medida que vai se aproximando a sua corrida, é importante diminuir o ritmo de treinamento. Isso significa que seu corpo estará descansado e recuperado no dia do evento.

Para meias maratonas, você basicamente precisa atingir o seu máximo até uma ou duas semanas antes da corrida, então a partir daí você reduz gradualmente os treinos.

Na semana da corrida, já é muito tarde para fazer qualquer coisa no treinamento que melhore seu desempenho. Tudo o que você pode fazer é acidentalmente treinar demais e atrapalhar seu desempenho no dia da corrida.

Eu procuro, na semana da meia maratona, fazer um treinamento cruzado de baixa intensidade, como natação ou um pedal leve, por exemplo.

Leia Também: Como Treinar Para Correr

3 – Faça Um Ensaio Geral

Quando eu digo um “ensaio geral”, quero dizer, vista-se com todo o equipamento que você planeja usar no dia da corrida e saia para correr, imitando suas condições o mais próximo possível do dia da prova.

Isso significa usar os mesmos géis, beber a mesma quantidade de água, correr no mesmo clima, além de usar os mesmos tênis, meias e o mesmo lubrificante.

Fazendo isso, quaisquer falhas inesperadas podem ser sinalizadas e tratadas. Eu costumo fazer meu ensaio geral cerca de um mês antes do dia da corrida, nos meus treinos longos de finais de semana.

4 – Conheça o Percurso

Você deve ter uma boa ideia de como é o percuso antes de executá-lo. Se possível, saia e dirija por ele. Ou se estiver em trilhas, coloque seus tênis e execute partes dele.

Se você não mora perto do local da corrida, faça uma pesquisa, confira no site da corrida e em todos os fóruns que encontrar.

Use o nome da corrida e o “Relatório da corrida” para tentar encontrar blogs de eventos dos anos anteriores e saber o que esperar. Você precisa ter a atenção certa nas colinas, se tem rios no percurso ou trechos com solo irregular, etc.

Verifique também se está familiarizado com o clima local. Conhecer e ser capaz de visualizar o seu percurso pode ajudá-lo a manter a calma e o foco no dia da corrida.

5 – Conheça As Estações De Apoio

Tente descobrir onde as estações de apoio vão estar ao longo do percurso, se é que estarão lá! É bom descobrir o que terá disponível lá também.

Eles vão fornecer água, sais, bebidas energéticas, suporte médico? Saber o que vai estar disponível ajuda você a planejar. Como dica extra, vale a pena conhecer também a localização de qualquer banheiro!

6 – Tenha Uma Estratégia De Hidratação e Abastecimento

Não apareça na linha de partida com um bolso cheio de géis e estômago vazio.

Tenha uma estratégia para se abastecer que você já tenha testado.

Um exemplo de estratégia de abastecimento para uma meia maratona seria pegar dois géis, aos 7 km e aos 14 km, para alimentar a segunda metade de sua corrida. No entanto, é essencial testar essa estratégia antes da corrida.

Todo mundo é diferente, e algumas pessoas reagem de maneira diferente aos alimentos e aos géis, enquanto correm. Então, a chave é praticar com o que você planeja comer, bem antes da corrida.

O mesmo vale para a hidratação. O mais recente conselho médico é que durante as corridas, devemos apenas beber o suficiente para saciar a sede.

Em outras palavras, não beba água se seu corpo não estiver com vontade de tomá-la. Verifique a quantidade de água que você precisa durante o treinamento e planeje o mesmo em sua corrida.

Leia Também: 8 Truques Mentais Para Correr Melhor

7 – Planeje Sua Logística

Se estiver participando de uma corrida fora da cidade que você mora, planeje com antecedência em qual hotel você vai se hospedar. De preferência, reserve um hotel próximo a linha de largada.

Mapeie seu dia de corrida também, como você vai chegar à linha de largada e voltar para o hotel no final da corrida?

Descubra se os organizadores da corrida organizam drop-bags ou armários, para guardar itens pessoais. Desta forma, você saberá o que levar ou não para a prova.

8 – Prepare Tudo Na Noite Anterior

Isso é simples, mas funciona incrivelmente bem e lhe dará grande paz de espírito antes de ir dormir na noite anterior à sua corrida.

Você deve preparar e expor absolutamente tudo o que você precisa utilizar no dia seguinte.

Eu deixo meus tênis, meias, bermudas e camisa arrumada, tudo na noite anterior. Além disso, eu deixo meus géis, relógio de GPS e qualquer outro aparato ao lado das minhas roupas.

Então de manhã eu literalmente não tenho que pensar em nada. Eu simplesmente coloco minhas roupas, carrego todo o resto, e saio para a corrida.

Essa abordagem permite que você minimize a quantidade de coisas que precisa pensar no dia da corrida, o que ajuda você a descansar melhor e a se preparar mentalmente para a corrida que terá pela frente.

9 – Durma Bem

Conseguir ter uma boa noite de sono antes de uma meia maratona obviamente melhorará seu desempenho no dia da corrida.

Mas você sabia que o sono mais importante é, na verdade, duas noites antes do dia da corrida? Não é suficiente apenas ter um bom descanso antes de sua corrida.

Para que seu corpo esteja totalmente descansado e preparado, você precisa ter tido um bom sono na noite anterior também.

No Dia Da Corrida

10 – Chegue à Linha De Partida Com Antecedência

Chegue com bastante antecedência na sua corrida para se ambientar e ir aquecendo o corpo.

Se for uma corrida grande, espere por filas na entrada, registro de corrida, banheiros, etc.

Esteja ciente de que em uma grande corrida, é fácil se deixar levar por grandes multidões na linha de largada. Eu mesmo já tive problemas com isso, quando iniciei nas corridas. Era uma corrida noturna bastante famosa, e eu fiquei preso em um pelotão que estava muito lento. Demorei 3,5km para conseguir me livrar daquele pelotão e imprimir o ritmo que eu havia treinado para imprimir.

Não é necessário ir direto para a frente, mas será importante você se posicionar em uma seção que será bem rápida se você puder. É melhor estar cercado por corredores levemente mais rápidos do que corredores levemente mais lentos.

11 – Ir Ao Banheiro

Cada um de nós tem um nervosismo particular antes da corrida. Dê uma passada no banheiro antes de ir para a linha de chegada, mesmo que você já tenha ido antes de sair de casa ou há algum tempo quando você chegou no local da prova. Confia em mim! Você vai me agradecer depois.

12 – Não Se Esqueça De Iniciar Seu GPS

Por fim, ao cruzar o cronograma no início da corrida, não se esqueça de iniciar seu rastreador GPS. É tão fácil se envolver na excitação que você esquece completamente de começar o seu relógio!

Eu sou compulsivo por números, por isso considero essa dica uma das mais importantes. Quando termino uma prova eu sempre gosto de analisar meu resultado e comparar com resultados anteriores.

Também é importante você ter o seu tempo de prova marcado para poder traçar suas novas metas, nas provas que virão.

Espero, realmente, que essas dicas te ajudem nos seus treinos e durante a sua Meia Maratona.

Me conte, nos comentários, como está sua preparação.

Tamo junto!?!