Escolha uma Página

Estabelecer e atingir metas é uma excelente maneira dos corredores se motivarem para as longas sessões de treinamento. Enquanto você está no processo de alcançar seu objetivo com as corridas, as metas te dão um senso de direção e progresso. E quando você finalmente atinge seu objetivo, seja ele de emagrecer ou finalizar uma maratona, obtém uma sensação de realização e orgulho.

As metas de corrida podem ser de natureza competitiva, pessoal ou relacionada à saúde. Cada atleta tem um objetivo diferente para motivar seu programa de treinos.

Definir uma meta SMART pode ser seu diferencial, nesse processo de construção de metas e objetivos.

Metas SMART Para Corrida

Utilizar o método SMART te ajudará a definir metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com limite de tempo.

A ferramenta de definição de metas SMART é usada por treinadores, líderes empresariais e educadores para ajudar as pessoas a definirem e alcançarem metas de desempenho.

Cada componente (letra) da palavra SMART desempenha um papel importante em seu processo

Específico

Seu objetivo deve ter foco restrito e evitar generalizações. Uma meta específica é definida por termos precisos.

Por exemplo, você quer correr mais rápido, mas esse é um objetivo amplo e inespecífico. Uma meta específica para melhorar sua velocidade nas corridas pode ser “Quero diminuir meu tempo na meia-maratona em dez minutos”.

Ou, se seu objetivo é participar de uma corrida pela primeira vez, você pode escolher uma corrida de 5k e se inscrever para ela.

Ou, se você deseja perder peso com a corrida, pode definir uma meta específica de perder 13kg ou 10kg em seis meses, correndo de 3 a 4 dias por semana.

Um objetivo específico te ajudará a se manter motivado, porque você sabe exatamente o que precisa fazer para alcançá-lo.

À medida que você se aproxima do seu objetivo, fica animado e motivado pelo seu progresso, e se esforça ainda mais para chegar ao resultado final.

Mensurável

Para tornar seu objetivo mensurável, você precisa definir como acompanhará seu progresso e como saberá quando atingiu seu objetivo.

Por exemplo, se seu objetivo é diminuir seu tempo na meia-maratona em dez minutos , monitorar seu ritmo durante os treinos longos será a maneira mais inteligente de medir seu progresso. Você saberá se alcançou sua meta no dia da corrida, quando cruzar a linha de chegada.

Se seu objetivo é correr para perder peso, existem diferentes maneiras de medir seu progresso, mas você deve escolher um método e usá-lo de forma consistente. Por exemplo, você pode usar uma balança caseira ou medir sua porcentagem de gordura corporal. Decida qual medida você usará e com que frequência medirá seu progresso.

Quando você define critérios específicos para medição, permite verificar seu progresso periodicamente e fazer ajustes conforme necessário. Isso faz com que seu planejamento de treinos pareça mais gerenciável, para que você fique no caminho certo e mantenha sua motivação.

Atingível

Vamos ser sinceros, nem todo mundo vai ser campeão de uma Maratona, eu não vou ser campeão de uma Maratona. Portanto, embora seja bom definir metas de treino e corrida elevadas, é importante escolher aquelas que você será capaz de realizar, se estiver disposto a trabalhar.

Os melhores objetivos exigem que você saia da sua zona de conforto, mas não pode ser intimidador.

Se um objetivo estiver muito fora de alcance, é muito provável que você desista facilmente, porque no fundo você sabe que não é possível.

Para descobrir se um objetivo com a corrida é atingível, veja como ele se compara com os seus resultados nas corridas anteriores. Você precisa fazer melhorias consideráveis, além da sua capacidade, para chegar ao seu novo objetivo? Se tiver alguma dúvida, converse com um treinador ou amigos que correm para ajudá-lo a fazer uma análise de suas metas.

Relevante

Não é porque você é um corredor e a maioria dos corredores querem completar uma Maratona, que você precise completar uma Maratona. Talvez esse objetivo não seja relevante para você.

alcançar objetivos com a ferramenta smart corrida

Talvez, relevante para você, seja participar de uma corrida de 10k que vai doar o valor da inscrição para uma instituição de caridade.

Alguns corredores participam do esporte por razões de saúde. Redução do IMC, pressão arterial mais baixa ou frequência cardíaca em repouso mais baixa são metas relevantes para esses corredores.

Outros corredores gostam de correr por causa da natureza social do esporte. Uma meta relevante para esse corredor pode ser participar de um grupo de corrida, duas vezes por semana.

Para que um objetivo seja relevante, deve ser algo que você considere importante e valioso, que faça sentido para você. Para que se mantenha disposto e apto a trabalhar para alcançá-lo.

Tempo

Objetivos precisam ter um prazo determinado.

Por exemplo, se você disser: “Quero correr uma meia maratona sub 2 horas”, mas você não escolheu uma corrida específica ainda, não há senso de urgência para seu objetivo.

Mas se você escolher uma corrida específica e disser que deseja correr uma meia-maratona até 1:59 hrs nessa data específica, poderá definir um programa semana a semana específico para atingir esse objetivo.

Tenha um prazo para se manter motivado e evitar que você fique entediado ou que queira boicotar seu programa de treinamento. Se você achar que está pronto para atingir sua meta atual muito antes do previsto, reajuste-a e continue se desafiando.

Como Definir Seu Objetivo De Corrida

Para tornar seu processo de definição de metas SMART mais eficaz, dedique algum tempo a considerar cada um dos fatores importantes listados acima. Pode levar uma hora ou mais para você debater ideias e arquitetar seu objetivo.

Quando seu objetivo for estabelecido, imprima e coloque em um local em que você o veja regularmente. Ele servirá como um lembrete do seu compromisso e fará com que você se gerencie ao longo do caminho.

Depois de atingir sua meta de corrida, analise como se sente com sua realização. Em seguida, use esse orgulho como inspiração para estabelecer uma nova meta.

Tamo junto?!