Escolha uma Página

A fadiga mental pode afetar negativamente o desempenho físico, de acordo com um estudo da Escola de Esporte, Saúde e Ciências do Exercício da Universidade de Bangor. Os pesquisadores dividiram atletas de capacidades semelhantes em dois grupos antes de um exercício exaustivo de ciclismo.

Um grupo realizou uma difícil tarefa cognitiva de 90 minutos e o outro assistiu a documentários. Uma vez nas bikes, os ciclistas com tarefas mentais (cognitivas) exibiam significativamente menos resistência do que os observadores do filme, e achavam que o exercício era mais difícil. Seu desempenho físico foi mais sofrido, porque seus cérebros estavam cansados.

O desafio, então, é encontrar maneiras de mudar o seu processo de pensamento e perceber que seu corpo pode lidar melhor com um treino.

1 – Reafirme Seus Objetivos

Decidir entre o controle remoto e seus tênis de corrida? Não é fácil sair pela porta de casa sem um motivo claro para correr. Se você não consegue responder, Por que estou fazendo isso? Você não vai durar muito. É interessante manter um registro de treinamento que inclua seus objetivos e as razões pelas quais você corre, seja para reduzir o estresse, seja para amizade ou melhorar a saúde.

2 – Seja Flexível

Você precisa de organização para conciliar a rotina de trabalhos diária com a rotina de treinos.

Se o trabalho exigir que você fique até mais tarde do que o planejado, faça uma corrida mais curta. Se o seu filho está doente e isso te fizer ficar em casa, trabalhe no alongamento e no treinamento de força enquanto eles dormem e faça sua corrida amanhã. Não há problema em ser flexível com sua estrutura diária.

3 – Ouça Músicas Que Você Goste

Uma longa linha de pesquisa mostra que a música pode ser um grande motivador para prática de exercícios. Um estudo publicado no Journal of Sport Behavior descobriu que, além de ajudar os atletas a trabalharem mais, a música também reduzia o esforço percebido.

Tente aproveitar os benefícios da música antes de seus treinos para ajudá-lo a entrar no estado de espírito certo.

Ouça a sua música enquanto responde a esses últimos e-mails no trabalho, ou no caminho para casa, desligue as notícias e coloque sua playlist favorita. Você estará mais propenso a calçar o tênis assim que chegar em casa.

De todas as coisas que um atleta pode fazer para se energizar antes de uma corrida, a música realmente é uma das principais.

4 – Gerenciar o Momento

Nos dias em que sua mente começa a marcar os negativos, tudo deu errado hoje. Estou muito abatido!

Interrompa seu debate interno e “administre o momento”, contrarie esses pensamentos com os positivos: Sim, mas terei mais energia depois de correr.

Por mais tentador que seja ceder aos pensamentos negativos, empurre seu corpo para seguir os movimentos de sua rotina de treinos: Tome um banho rápido ou uma xícara de café, coloque seu equipamento, faça alguns saltos para aumentar sua freqüência cardíaca, saia.

O início da corrida é sempre o mais difícil. Mas uma vez que você saiu de casa com seus tênis, vai se agradecer profundamente por ter feito isso.

5 – Chame Um Amigo

Quando você está correndo sozinho, é fácil acabar ruminando sobre os novos clientes no trabalho ou o boletim escolar do seu filho. Isso tira toda a diversão do momento. Quando você corre com outras pessoas, a brincadeira social lhe dá um tempo mental. Uma pesquisa da Universidade de Rochester, em Nova York, demonstrou que um círculo social positivo ajuda a estimular a motivação e um maior comprometimento com o exercício, em comparação com o desenvolvimento sozinho.

Mantenha os números de alguns amigos na discagem rápida e não pense duas vezes para ligar para um ou dois deles para correr com você. Provavelmente, eles estão tendo um dia parecido e adorariam a camaradagem.

E se eles não puderem correr com você naquele momento, pelo menos eles poderão lhe dar um incentivo. Em qualquer tipo de programa de condicionamento físico, há uma maior probabilidade de sucesso se você estiver junto com alguém. Isso aumenta seu comprometimento.

6 – Sinta-se Bem

Quando seu açúcar no sangue cai, sua motivação também cai. Uma hora antes de uma corrida, faça um lanche que contenha algum alimento que “simule uma guloseima”, por exemplo pasta de amendoim integral, barra de proteína etc. Para quem faz dieta diariamente, essa refeição será um dos momentos mais felizes do seu dia.

7 – Siga Um Novo Percurso

Se você quer estar presente em sua corrida. Escolha uma nova rota para os seus treinos. Isso fará com que você se distraia com a nova paisagem, relaxe mais e aproveite melhor o momento.

8 – Veja o Seu Melhor

Em vez de se concentrar no estresse, use sua corrida para imaginar o atleta que você quer ser, mentalizar coisas positivas. Preste atenção à sua forma e respiração.

Costumo dizer que a corrida, pra mim, foi melhor do que qualquer curso que eu poderia pagar sobre desenvolvimento pessoal. Ali sou Eu contra Eu, meu Eu irrazoável se desenvolvendo a cada dia, lutando contra todas as adversidades do dia a dia.

Minha vida definitivamente mudou depois que comecei a correr e, sobretudo, depois que eu mudei a minha forma de pensar, meu mindset.

Compartilhe comigo, nos comentários, as suas experiências com as corridas. Tamo junto!?