Escolha uma Página

Corredores de maratona têm uma riqueza de informações disponíveis para os seus treinamentos e para execução na hora da prova.

No entanto, muitos corredores de maratona, especialmente os iniciantes, cometem erros fatais que podem realmente atrapalhar seu desempenho no dia da prova. (Estou falando por experiência própria. Rs..).

Aqui estão os principais erros cometidos pelos corredores de maratona:

Erro 1: Não Ter Uma Estratégia De Pace

Este é o maior erro cometido pelos corredores de maratona, e é totalmente evitável.

Muitos corredores de maratona bem preparados acabam tendo uma experiência terrível no dia da corrida, simplesmente porque não tinham uma estratégia de ritmo.

O que eu quero dizer?

Muitos corredores saem muito rápido.

Eles se envolvem nas multidões e na adrenalina, e acham os primeiros km enganosamente fáceis. Os outros corredores também não têm uma estratégia de ritmo, eles decidem que vão apostar no dia da corrida e ver como as coisas correm.

Novamente, isso geralmente termina em um cenário de “colapso”.

Ter uma estratégia básica de ritmo pode evitar esse problema.

Para a maioria dos corredores de maratona iniciantes e intermediários, o planejamento para executar divisões iguais de tempo, é a estratégia de ritmo mais eficaz e direta.

Então pegue um bom relógio GPS ou um bom App marcador de km, decida seu ritmo alvo com antecedência, e cumpra o dia da corrida.

Erro 2: Fazer Muitos Treinos Longos e Rápidos

Muitos corredores de maratona acham que a melhor maneira de se preparar para uma maratona é sair e correr longas distâncias no ritmo da sua maratona.

(Antes da minha primeira maratona, eu realmente corri uma maratona no treinamento, no ritmo que eu queria correr a Prova. O resultado? No dia da maratona, eu ainda estava exausto dessa “corrida de treinamento”).

Fazer longas corridas no ritmo da maratona não é eficaz, a distância é muito longa para você realmente trabalhar em velocidade, e se você está tentando correr rápido, você não está trabalhando a sua resistência de forma eficaz.

Em vez disso, cada treinamento deve ter um propósito.

Faça as suas longas corridas a um ritmo lento e de conversação, a fim de construir resistência.

Faça treinamentos mais curtos no ritmo da maratona, ou faça trabalhos de velocidade, como tiros intervalados, para trabalhar sua velocidade.

Trabalhar nesses dois atributos, resistência e velocidade, separadamente, significa que você conseguirá melhorar cada um deles com mais eficiência, para depois combiná-los no dia da maratona.

Nota: Eu não estou defendendo que você nunca faça corridas longas no ritmo da maratona. Durante o treinamento para uma maratona, vale a pena fazer pelo menos um, de preferência dois treinos de uma meia maratona ou de 15 km, por exemplo. Apenas não há necessidade de exagerar.

Erro 3: Não Se Hidratar De Forma Correta

Muitos corredores de maratona simplesmente não se abastecem adequadamente. Eles não sabem o que levar, quanto levar ou quando levar. E ai você já sabe que o Corpo Humano, por mais bem preparado que esteja, vai ceder.

Há menos necessidade de se abastecer durante a maratona, quando a maioria de suas corridas são inferiores a duas horas (e suas corridas longas são feitas em um ritmo conservador).

No entanto, no dia da maratona, você vai querer maximizar seu potencial de desempenho. E para fazer isso, você precisará de combustível.

Eu recomendo tomar um gel de energia 15 minutos antes da linha de largada, e depois um a cada 45-60 minutos de corrida.

Isso mantém um fluxo constante de energia fácil de processar indo para o seu sistema. Apenas certifique-se de testar sua estratégia de abastecimento com antecedência, pois algumas pessoas não conseguem engolir géis de energia quando estão correndo.

Quais outros erros você cometeu quando correu uma Maratona, ou comete durante os treinos? Me conte abaixo, nos comentários. Tamo junto?!