Escolha uma Página

As pessoas começam a correr por vários motivos. Alguns correm porque querem perder peso, melhorar sua saúde, competir nas provas de corrida ou, simplesmente, tentar algo novo.

Seja qual for o motivo da sua corrida, você experimentará muitos benefícios físicos, mentais e emocionais do esporte. Aqui estão alguns ótimos motivos para começar a correr.

1. Correr Melhora a Sua Saúde

Um dos maiores benefícios da corrida é que é bom para a saúde. Correr é uma excelente maneira de fortalecer o coração e garantir o fluxo eficiente de sangue e oxigênio por todo o corpo, o que ajuda a diminuir o risco de um ataque cardíaco.

O exercício, combinado com a manutenção de um peso saudável, é uma das melhores maneiras de reduzir naturalmente a pressão arterial, se estiver acima do normal.

Se você tem colesterol alto, a corrida também pode ajudar a mantê-lo sob controle.

Correr, e outros exercícios de sustentação de peso, também aumentam a densidade óssea, que pode afastar a osteoporose.

Incluir a corrida em sua rotina de exercícios também pode melhorar seu sistema imunológico, para que seu corpo seja mais eficaz e eficiente no combate aos germes.

2. Você Pode Perder Peso

Muitas pessoas começam a correr para perder alguns quilos a mais.

Como um dos exercícios mais vigorosos, a corrida é uma maneira extremamente eficiente de queimar calorias e perder peso.

Se você já está com um peso saudável, correr pode ajudá-lo a mantê-lo.

Correr aumenta seu “pós-queima” ou o consumo excessivo de oxigênio pós-exercício (EPOC). Isso significa que o número de calorias que você queima após um treino aumenta quando você inclui a corrida em sua rotina de exercícios.

Alguns corredores notam um aumento no peso e, muitas vezes, se perguntam por que não estão perdendo peso com a corrida.

Simplificando, correr não lhe dá licença para comer o que quiser. A regra básica da perda de peso é que você deve queimar (através das funções naturais da vida e do exercício físico) mais calorias do que consome.

Certifique-se de seguir um plano de corrida adequado e um plano de nutrição saudável e apropriado para calorias, se estiver procurando perder peso.

3. Você Pode Conhecer Pessoas Novas

Alguns corredores gostam da calma e da solidão de correr por conta própria, mas outros vêem o tempo de corrida como uma oportunidade social.

Encontrar um amigo que esteja correndo ou correr com um grupo de pessoas, é uma ótima maneira de desenvolver um senso de comunidade.

Você pode definir objetivos e alcançá-los juntos. Além disso, ter um companheiro ou grupo de corrida regular é uma ótima maneira de se manter motivado para correr.

Alguns corredores também compartilham conselhos e motivação com outros corredores em fóruns online ou através da mídia social.

Você pode conhecer outras pessoas que compartilham sua obsessão com a corrida, descobrir um espaço para comemorar seus triunfos e encontrar ajuda para superar todos os obstáculos que possa encontrar em seu treinamento.

Exercícios mais seguros, maior motivação, melhor desempenho, tédio reduzido e um senso de comunidade, são apenas alguns dos benefícios que acompanham a corrida em grupo.

4. Você Pode Correr Por Uma Causa

A corrida também pode ser usada como uma maneira de contribuir para a sociedade como um todo.

Muitos grupos de corrida beneficiam instituições de caridade, e algumas oferecem treinamento de corrida em troca de angariação de fundos.

Concorrer a algo que é maior que você é uma ótima maneira de se manter motivado para continuar treinando e pode tornar suas corridas ainda mais significativas e gratificantes.

A maioria das instituições de caridade que organizam uma maratona fornecerá bastante apoio aos seus corredores.

Isso geralmente significa que, antes, durante e depois de um evento, você pode encontrar planos de treinamento, além de dicas de captação de recursos para os corredores, nas semanas que antecedem a corrida.

Você também poderá obter ajuda com outras providências para garantir que se sinta bem preparado quando estiver na linha de partida.

Esse tipo de suporte pode ajudar aqueles que são novos nas corridas a desenvolver um plano de corrida sólido, enquanto participam de uma boa causa.

5. Correr é Bom Para Sua Memória

Além de promover a neurogênese (o processo por trás do crescimento de novas células nervosas), há evidências de que exercícios aeróbicos consistentes ajudam a combater o declínio mental relacionado à idade, de acordo com um estudo publicado no Psychonomic Bulletin & Review.

Funções vitais na capacidade mental, como alternar entre tarefas, resolução de problemas e recuperação da memória, são melhores em pessoas que participam de atividades aeróbicas, como correr.

Além disso, a corrida pode ajudar a protegê-lo contra a doença de Alzheimer e outras doenças que afetam a capacidade cognitiva.

6. Você Pode Treinar Para Um Objetivo Específico

Algumas pessoas odeiam se exercitar apenas por se exercitar, mas com a corrida, você pode treinar para um objetivo, como correr uma corrida em especial. E ter um objetivo pode ajudar a melhorar sua motivação para correr.

De 5Ks a meias maratonas e além, você pode encontrar planos de treinamento de 5K, planos de treinamento de 10K e planos de treinamento de meia maratona que estabelecem um plano sólido e consistente, que é diferente de usar apenas equipamentos de academia como máquinas elípticas.

Treinar para uma corrida dá a você um objetivo específico para o qual trabalhar, e quando você superar seus medos de corrida, terá novos objetivos para trabalhar.

7. Corrida Melhora Seus Níveis De Energia

Quando você se sente lento ou cansado, correr, combinado com uma dieta saudável, é uma ótima maneira de aumentar sua energia.

Você também pode colocar o alarme 30 a 45 minutos antes do horário normal de acordar, pois os corredores que correm pela manhã relatam que melhoraram os níveis de energia durante o dia.

Um estudo de 2012 no Journal of Adolescent Health mostrou que apenas 30 minutos de corrida durante a semana por três semanas, aumentavam a qualidade do sono, o humor e a concentração durante o dia.

8. Correr Ajudará Você a Se Sentir Bem Consigo Mesmo

Corredores regulares relatam um aumento de sua confiança e auto-estima, e os benefícios da auto-estima aumentam se você definir uma meta específica, como correr uma corrida de 5 km ou mesmo uma maratona, e conseguir realizar isso.

Esses benefícios, sem dúvida, se espalharão para outras áreas, como sua vida profissional e pessoal.

Um regime regular de corrida também pode levar a melhores percepções de condicionamento físico e imagem corporal, ambas relacionadas à melhora da auto-estima, de acordo com uma pesquisa publicada na Neuropsychiatric Disease and Treatment.

9. Corrida é Versátil e Barata

Correr requer muito pouco equipamento e pode ser feito em quase qualquer lugar.

Você nem precisa de uma academia. Tudo o que você precisa é de um bom par de tênis de corrida, e você já pode sair pela sua porta de casa para correr.

Das calçadas da cidade às trilhas arborizadas, há muitos lugares para os corredores explorarem, sem nenhum custo.

Se você viaja muito, é fácil levar seus tênis de corrida e correr enquanto estiver fora de casa.

Correr também é uma ótima maneira de expandir seus horizontes e se afastar da rotina diária.

O esporte oferece às pessoas a oportunidade de explorar áreas de sua própria comunidade ou novos locais, experimentar novas sensações físicas e administrar locais que normalmente não são vistos.

10. Você Fará Parte De Uma Comunidade

Os corredores compartilham um vínculo profundo e se apoiam na corrida e em muitos outros aspectos de suas vidas.

Eles compartilharam experiências, boas e ruins, que lhes permitem se conectar em vários níveis.

Muitos corredores acham que suas comunidades de corrida os inspiram e motivam a continuar correndo.

A corrida também permite que as pessoas se reúnam para ajudar outras pessoas, seja incentivando uma à outra a alcançar objetivos pessoais de saúde e atléticos, arrecadando dinheiro por causas ou fazendo a diferença em sua comunidade.

11. Correr Pode Ajudar No Alívio Do Estresse

Correr, como em muitas formas de exercício, é uma ótima cura para o estresse, tensão emocional e até depressão leve.

Qualquer pessoa que tenha experimentado a sensação de correr sabe que as endorfinas (esses hormônios que nos faz sentir bem) produzidas pela corrida, podem melhorar o seu humor.

Usando imagens do cérebro, os pesquisadores descobriram que uma corrida de longa distância aumentou a ligação de opioides em várias áreas do cérebro.

Este aumento da ligação opioide desencadeia a liberação de endorfinas, deixando os participantes sentindo uma sensação subjetiva de euforia.

O resultado? Adultos saudáveis ​​que se exercitam regularmente são geralmente mais felizes do que aqueles que não praticam.